O marketing mudou mais nos últimos 10 anos do que nos 100 anos anteriores, levando-nos da era dos comerciais de TV e anúncios impressos para a era do Google, redes sociais e aplicativos. Estamos na era do digital.
Estamos conectados o tempo todo. Como resultado, é obrigatório ter uma estratégia de marketing digital que encontre os clientes no ambiente digital e os acompanhe ao longo do seu ciclo de compra online.
Você verá abaixo as bases do marketing digital e as ferramentas que ele oferece.
O que é Marketing Digital?
Qual é a verdadeira definição de marketing digital? Marketing digital é um termo geral para todas as atividades de marketing e engajamento realizadas através de canais de comunicação online. O papel do marketing digital é ajudá-lo a ser encontrado, a ser notado, a obter leads (interessados) e depois transformar esses leads em clientes que continuam a comprar.
Hoje em dia, podemos destacar algumas atividades de marketing digital:
- Site
- Marketing para mecanismos de busca (SEM)
- Otimização para mecanismos de busca (SEO)
- Anúncios online pagos por clique (PPC)
- Remarketing
- Automação de marketing (e-mail marketing)
- Gestão de redes sociais
- Vídeo marketing
Por que o marketing digital é importante?
A razão pela qual o marketing digital é tão importante para o seu negócio – independentemente do tipo de negócio que possui – é que os consumidores de hoje estão conectados à internet 24 horas por dia, 7 dias da semana, graças a dispositivos móveis como os smartphones. Eles são a primeira coisa que a maioria dos adultos usa de manhã e são a última coisa que 95% deles veem antes de irem dormir.
Considere as seguintes estatísticas:
- 92% dos consumidores olham para o site de uma empresa quando escolhem um fornecedor de serviços ou produto
- A qualquer momento, 84% das pessoas estão comprando alguma coisa
- 97% das pessoas pesquisam na internet para encontrar produtos e serviços
- 93% das experiências online começam em um mecanismo de busca (Google)
- 88% dos consumidores confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações pessoais
- 86% das pessoas procuram a localização de uma empresa no Google Maps
- Um dos fundamentos do marketing e da publicidade é: Esteja onde está o seu público-alvo. A partir de agora – a partir de há 20 anos – o seu público-alvo está online.
Canais digitais e como usá-los
Existe um conjunto de canais de marketing digital que a maioria das empresas usa. Vamos ver um pouco sobre cada um deles.
SITE
O seu site é o seu principal ativo de marketing online. Se a internet fosse um centro comercial, o site seria a sua fachada de loja. Ter um site com o objetivo de conduzir leads a vendas é também conhecido como inbound marketing – uma estratégia focada em atrair clientes através do conteúdo criado pela empresa no seu site. Normalmente inclui um blog.
Por isso, primeiro você precisa de um site. Em segundo lugar, o seu site precisa ser bem sucedido em 5 coisas:
Precisa de ser rápido – O seu site precisa ser rápido. Embora a velocidade do site seja subjetiva, cada visitante precisa ver algo acontecer no seu site em três segundos. Após três segundos, 53% dos consumidores vão clicar no botão “voltar” do navegador.
Tem que ser seguro – O seu site precisa ser HTTPS em vez de HTTP. O consumidor moderno é informado. Um efeito secundário disto é que eles estão muito mais conscientes dos perigos de visitar um site não seguro. Se o seu site tem algum lugar onde os usuários possam preencher informações pessoais (mesmo que seja apenas o nome, um número de telefone e um endereço de e-mail), é necessário que seja seguro. Mesmo que se trate apenas de um blog sem formulário de contato, deve ser seguro porque a segurança do site é um fator de classificação nos mecanismos de busca.
Precisa ser adequado ao celular – o tráfego na internet vindo de smartphones ultrapassa o tráfego vindo de computadores desktop. Por isso, é importante que o site seja legível e fácil de usar no celular.
Precisa ter um design limpo e fácil de usar – O seu design precisa de ter bom aspecto e que agregue valor. Os componentes chave são: Ter o contato bem visível, chamadas à ação claras, navegação clara que pode ser facilmente feita num dispositivo móvel e uma forma fácil de entrar em contato. Isso é ter uma boa experiência de usuário (UX).
Precisa ser otimizado para buscas (SEO) – As pessoas precisam de ser capazes de encontrar o seu site e na maioria das vezes vão encontrá-lo a partir de um mecanismo de busca.
MARKETING EM MECANISMOS DE BUSCA (SEM)
As pessoas precisam de ser capazes de encontrar o seu site. Como é que elas fazem isso?
Bem, em 93% das vezes, encontram através de um mecanismo de busca como o Google.
Search Engine Marketing (SEM) é uma combinação de técnicas e métodos de marketing que visam fazer com que a sua empresa domine a página de resultados do mecanismo de busca para um conjunto particular de palavras-chave, frases e perguntas. Isto é feito de duas maneiras: Otimização para mecanismos de busca (SEO) e com anúncios pagos em redes de pesquisa (PPC).
OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO)
A primeira posição orgânica na pesquisa do Google tem uma taxa de cliques de 31,35% – o que significa que é incrivelmente valiosa. Então, como conseguir que o seu site esteja nessa posição no topo do Google? Com SEO.
SEO é um ramo do SEM e é o processo de ajuste e atualização do código e conteúdo do seu site para conseguir que as suas páginas na internet fiquem organicamente mais altas nos resultados da pesquisa.
Os mecanismos de busca (como o Google) usam robôs de pesquisa para digitalizar páginas na internet e decifrar do que se trata. Dessa forma, podem mostrar rapidamente as páginas da internet que são mais relevantes para a sua consulta de pesquisa.
Mas existe um problema: os robôs dos mecanismos de busca falam uma língua diferente da nossa, HTML. Eles não podem simplesmente ler as palavras de uma página e não podem entender uma imagem. O que fazemos no SEO é dar pistas para os robôs numa língua que eles compreendam.
Há mais de 200 sinais que esses robôs usam para classificar uma página, mas aqui estão alguns itens que os mecanismos de busca procuram:
- Sites seguros (HTTPS x HTTP)
- Sites que são amigáveis no celular
- Qualidade do conteúdo da página na internet
- Tamanho do conteúdo da página na internet
- Velocidade de carregamento da página
- Compartilhamento em redes sociais
- Links externos de qualidade
- Imagens otimizadas para reduzir seu tempo de carregamento
- Idade do domínio
- Qualidade da experiência do usuário (UX)
O SEO é um dos melhores canais de marketing digital em que você pode investir.
PUBLICIDADE PAGA POR CLIQUE (PPC)
Publicidade paga por clique é um termo para anúncios online pagos onde apenas se paga quando alguém clica no seu anúncio.
Os anúncios pagos em redes de pesquisa são aqueles com que você provavelmente está mais familiarizado – são os que aparecem nos resultados da pesquisa. Na maioria das vezes são anúncios ativados quando alguém procura uma determinada palavra-chave. Em média, 41% dos cliques vão para os três principais anúncios pagos na página dos resultados da pesquisa e 75% das pessoas dizem que os anúncios pagos em redes de pesquisa facilitam a procura da informação que precisam.
Dentro do recurso de “pagar por clique” existem diferentes tipos de estratégias de anúncios, como:
- Campanhas pagas em redes de pesquisa
- Campanhas nas redes sociais
- Anúncios no Google Maps
- Anúncios no YouTube
- Anúncios com imagens em portais parceiros
- Anúncios no Google Shopping
- Anúncios no Google Meu Negócio
Então, até que ponto os anúncios online (PPC) funcionam? Bem, as empresas têm uma média de 2 reais de retorno para cada real que gastam em anúncios no Google Ads.
REMARKETING
Você alguma vez já sentiu que os sites que visitou estão seguindo você com anúncios? Você não está louco. Isso se chama remarketing.
O remarketing funciona assim: Quando alguém visita o seu site a partir de qualquer dispositivo, algumas linhas de código do seu parceiro de remarketing (como o Google Ads) deixam um cookie no navegador do usuário. Este cookie é um pequeno arquivo que armazena vários bits de informação e rastreia a visita ao site sem armazenar qualquer informação pessoal sensível. Depois, quando esse usuário deixa o seu site, o cookie diz à sua plataforma de anúncios quando ele está lá. Assim, seu anúncio aparece. Funciona! Os visitantes que veem anúncios de remarketing têm 70% mais chances de converter no seu site.
Assim, você pode vender em vários sites e plataformas, incluindo redes sociais como Facebook e Instagram.
E-MAIL MARKETING E AUTOMAÇÃO DE MARKETING
O e-mail marketing tem um ROI (retorno sobre o investimento) extremamente alto quando comparado com outros tipos de marketing digital e pode ativar os seus leads por centavos.
Considere estes dados:
- A primeira coisa que 66% dos líderes empresariais fazem de manhã é verificar seu e-mail
- 61% dos consumidores gostam de receber semanalmente e-mails promocionais e 28% gostariam que os e-mails viessem ainda mais frequentemente
- O e-mail marketing tem um ROI de 4.400%, com um retorno de 44 reais por cada real gasto
O e-mail marketing não é a mesma coisa que automação de marketing. A automação de marketing é um termo geral que pode incluir qualquer forma de envio de mensagens que são disparadas automaticamente. Isto pode incluir desde e-mail a SMS e aplicativos de mensagens.
Veja um exemplo: Alguém visita o seu site e preenche um formulário com seu e-mail para baixar algum material. Esse endereço de e-mail vai então para um sistema que envia automaticamente mensagens pré-determinadas. Recomendo que você use a automação de marketing na sua estratégia de marketing digital.
VÍDEO MARKETING
O vídeo marketing é incrivelmente eficaz. Veja estas estatísticas sobre vídeo marketing:
- Um vídeo tem 50 vezes mais chances de ter classificações em páginas orgânicas no Google do que um texto simples
- Metade dos consumidores que veem vídeos de produtos online dizem que isso os ajuda a tomar decisões de compra mais confiantes
- As pessoas que veem vídeos ficam num site dois minutos a mais em média e têm 64% mais probabilidades de fazer uma compra
- Os consumidores assistem até 6 horas de vídeo online por dia
- Estudos mostram que as páginas na internet com vídeos têm um tempo médio de visualização significativamente mais alto do que aquelas sem vídeos
- Ao lado do Google, o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca
- Os vídeos permitem à empresa impulsionar a marca e conquistar confiança. São como anúncios de TV por uma fração do custo.
Os melhores vídeos de marketing têm menos de 60 segundos. De fato, devem ter menos de 10 segundos para máximo impacto. Como os consumidores preferem vídeos curtos, é mais provável que vejam os seus se souberem que fornecem detalhes rápidos e sucintos.
Para começar, recomendo que você faça os seguintes vídeos no seu plano de marketing:
- Vídeos sobre como usar seus produtos e serviços
- Testemunhos de clientes
- Vídeos sobre a cultura da empresa
- Vídeos que destacam os benefícios do uso dos seus produtos e serviços
Acompanhamento e análise: As métricas e KPIs que importam
Nada do que falamos aqui importará, a menos que sejam acompanhadas as métricas de suas campanhas e sejam ajustadas para melhorar seus resultados. O ponto chave aqui é identificar quais métricas mais importam. Precisamos entender a diferença entre uma métrica e um Indicador Chave de Desempenho (KPI).
Métrica: Uma métrica é um número
KPI: Um KPI é uma métrica que está mais intimamente ligada ao sucesso global do negócio
Embora as métricas sejam úteis na formação de estratégias específicas, apenas algumas podem ajudá-lo a refinar e adaptar a sua estratégia empresarial.
Taxa de rejeição, visualizações de páginas, tempo na página, novos visitantes e rankings em pesquisa são todos métricas.
Os KPIs que realmente importam para a sua estratégia de marketing digital são estes:
- Vendas totais
- Leads (interessados que se cadastraram)
- Receita
- Retorno do investimento (ROI)
- Taxa de conversão de leads em clientes
- Taxa de agendamento de reuniões (a partir de ligações telefônicas)
- Custo por lead (CPL)
Como desenvolver uma estratégia de marketing digital matadora
A principal forma de começar a sua estratégia de marketing digital é ter o diagnóstico da sua presença digital.
Uma análise competitiva comparará a sua presença online com a dos seus principais concorrentes para ver qual é o seu posicionamento. Você também descobrirá que oportunidades eles estão aproveitando que você não está e o que é necessário para vencê-los nos mecanismos de busca e fazer crescer a sua empresa. Com as melhores análises competitivas digitais, você terá uma visão dos canais de marketing que são mais importantes para o seu negócio.