Marketing de Serviços – 10 ideias de marketing para conquistar mais clientes

marketing de serviços

Todo prestador de serviços precisa de novos clientes todo mês para alcançar o crescimento e o sucesso no negócio. Você não vai alcançar esse objetivo usando estratégias tradicionais de marketing de serviços. Chegou a hora de entrar na era digital. Considere que 77% dos clientes pesquisam online por serviços antes de contratar.

Se você ainda não entrou no marketing digital, a hora de começar é agora. A boa notícia é que você já deve ter uma base inicial como um site e mídias sociais. Você pode implementar muitas destas dicas por conta própria. Mas, se, como a maioria dos profissionais ocupados, você não tem tempo ou pessoal para fazer isso você mesmo, considere terceirizar seus esforços de marketing digital para uma agência.

Aqui estão 10 estratégias de marketing de serviços que vão atrair clientes para o seu negócio:

1. Crie e Otimize sua página no Google Meu Negócio

A criação de uma página no Google Meu Negócio deve ser uma das primeiras providências no marketing de serviços. O processo é tão fácil quanto criar uma conta no Gmail, mas é muito importante por colocar o site da sua empresa na frente de potenciais clientes. A otimização garante que os mecanismos de busca o encontrem e o classifiquem bem.

Depois de construir sua página no Google Meu Negócio, você precisará otimizá-la preenchendo cada seção. Uma vantagem é que as informações de sua página são automaticamente sincronizadas no Google Maps e mostradas nas buscas de negócios locais.

De acordo com a Moz, o Google Meu Negócio é responsável por cerca de 44% dos cliques dos usuários do Google. A maioria dos cliques é no link do site.

Para otimizar sua página do Google Meu Negócio, você precisará incluir as seguintes informações:

  • Atividade
  • Número de telefone
  • Descrição do negócio
  • Horário de atendimento
  • Endereço
  • Avaliações

2. Otimize seu site                    

O marketing de serviços tradicional favorece a presença física dos prestadores de serviços, mas o marketing digital requer uma presença ativa online. É por isso que a otimização de seu site é uma estratégia de marketing de serviços muito importante. O seu site é normalmente o primeiro ponto de interação do seu negócio com os clientes e eles julgarão sua empresa com base na aparência e no desempenho de seu site. O site do seu negócio precisa ser fácil de navegar e, ao mesmo tempo, comunicar as informações mais relevantes sobre os seus serviços. O conteúdo também precisa ser escrito em uma linguagem que seja fácil de entender por clientes potenciais de todos os níveis de leitura. Não os sobrecarregue com termos técnicos da sua especialidade.

Mais de 90% dos usuários da internet julgam um negócio com base no design de seu site e mais 38% das pessoas deixarão um site se seu design for pouco atraente e difícil de navegar. Além disso, certifique-se de que as imagens e fotos estejam devidamente dimensionadas. Se o seu site carregar muito lentamente, seus visitantes ficarão frustrados e irão embora.

Estas são as principais características que seu site precisa ter para atrair mais clientes:

  • Conteúdo que ajude os clientes a resolver problemas comuns relacionados à sua atividade
  • Perfil profissional dos prestadores de serviços
  • Recurso de agendamento online
  • Imagens e vídeos interessantes e informativos
  • Recurso de mensagens para que os clientes possam se comunicar rapidamente com o profissional

Veja estas dicas para otimizar o seu site para que atraia mais clientes novos:

  • Seu site deve ser seguro: Se seu site não tiver um protocolo de segurança (https em vez de http), os navegadores e mecanismos de busca alertarão os usuários e isto pode assustar os clientes em potencial.
  • Seu site deve ser rápido: Os clientes querem que suas páginas na internet sejam carregadas em três segundos ou menos. A taxa de rejeição (quem desiste de ficar no site) é muito maior para sites que levam mais de cinco segundos para carregar.
  • Seu site deve ser responsivo e amigável:  Mais de 70% das pesquisas locais são feitas em smartphones, portanto, certifique-se de que seu site esteja otimizado para uma boa experiência no celular.
  • Use palavras-chave de otimização para mecanismos de busca (SEO): O conteúdo do seu site deve incluir palavras-chave para facilitar aos mecanismos de busca encontrar, rastrear, indexar e classificar suas páginas. Escolha palavras-chave que descrevam sua atividade e que sejam relevantes para o público.

3. Monte um Blog da sua Especialidade

A otimização do seu site é apenas o primeiro passo. Você também precisa montar um blog sobre a sua especialidade no site. Isto o ajudará a se classificar melhor na página de resultados do Google quando os clientes em potencial buscarem informações. Escreva sobre assuntos que abordam problemas comuns (ligados ao que o profissional realiza), procedimentos da área, dicas, novas técnicas e informações gerais sobre sua atividade.

O blog não só ajuda seu site a subir na classificação do Google, mas também ajuda você a se conectar com os clientes potenciais e atuais. As pessoas estão constantemente buscando informações. Use isso como uma oportunidade para responder perguntas comuns e para se posicionar como um especialista na sua área.

4. Desenvolva uma estratégia de SEO

Desenvolver uma estratégia de SEO é essencial para todas as empresas. O primeiro lugar que as pessoas vão para encontrar informações sobre a sua área é normalmente a internet. A primeira parada delas costuma ser o Google. Mais de 90% das experiências online começam com uma visita a um mecanismo de busca e 75% das pessoas nunca passam da primeira página dos resultados da busca.

Se ninguém conseguir encontrá-lo, você terá dificuldade para atrair novos clientes.

Cheque os itens abaixo para que o seu site suba de posição na página de resultados da busca. Seu site deve:

  • Carregar em até três segundos
  • Ser responsivo e amigável
  • Usar imagens dimensionadas corretamente e com as tags de texto alternativo preenchidas
  • Ser um site seguro (https e não http)
  • Oferecer conteúdo de qualidade
  • Ter link para sites reconhecidos na área e incluir links internos para outros conteúdos em seu site
  • Conectar com os seus canais de mídia social

Existem muitas maneiras de desenvolver o SEO para seu site. Muitas vezes, a maneira mais eficaz é contratar uma agência especializada para ajudá-lo com esta tarefa. Isto pode ser um bom investimento para uma empresa de serviços. A pior coisa que você pode fazer é ignorar seu site e as atualizações dos algoritmos de busca. Se você não fizer o básico, seu site nunca será encontrado.

5. Crie imagens e posts para gerar alcance e engajamento nas mídias sociais

Há mais de 3,5 bilhões de usuários ativos em plataformas de mídias sociais e mais de 54% dessas pessoas as usam para pesquisar produtos ou serviços antes de fazer uma compra. Isto coloca as mídias sociais como uma ótima ideia de marketing de serviços.

Aqui estão algumas sugestões de posts que você pode compartilhar nas mídias sociais:

  • Lembre as pessoas sobre os benefícios dos seus serviços.
  • Infográficos. As imagens são ótimas porque são fáceis de ler, agradáveis e podem atrair clientes potenciais.
  • Vídeos que destacam seus procedimentos. Isto mostrará como você é profissional, experiente, confiável e digno de confiança.

Você também pode postar:

  • Comentários de clientes
  • Perguntas frequentes ao profissional
  • Fotos de serviços realizados
  • Fotos de você e de sua equipe
  • O que está acontecendo em sua comunidade (por exemplo, a participação da sua empresa em uma feira da sua área de atuação)

6. Invista em vídeo marketing

O vídeo marketing é uma sólida estratégia de marketing de serviços porque os consumidores gostam de vídeos, especialmente aqueles que abordam um problema que eles têm. Aproximadamente 40% dos clientes em potencial ligam para marcar uma reunião depois de assistir a um vídeo sobre um assunto que é relevante para eles.

Veja estas ideias de vídeos de serviços que você pode publicar:

  • Vídeos de boas-vindas ou introdutórios: Crie um vídeo de boas-vindas e introduza os possíveis clientes ao seu negócio.
  • Vídeos de perfil: Você pode criar um vídeo sobre você falando sobre a sua experiência e formação. Esta também é uma ótima oportunidade para discutir sua filosofia de trabalho e suas áreas de especialização. Isso ajuda muito na conquista de confiança dos clientes em você e em seu negócio.
  • Depoimentos de clientes e vídeos de avaliação: Estes vídeos não apenas aumentarão a confiança dos clientes em sua experiência, mas também a confiança em sua equipe.
  • Visão geral do dos procedimentos: Crie vídeos dos seus procedimentos.
  • Vídeos educativos: Fale sobre a importância da sua atividade e conscientize sobre pontos importantes.
  • Perguntas frequentes: Fale sobre os procedimentos mais comuns na sua área, questione a sua equipe sobre as perguntas mais frequentes dos clientes, seja por telefone ou enquanto estão na empresa.

7. Inclua seu negócio em diretórios e portais relevantes

77% dos clientes usam mecanismos de busca para encontrar um prestador de serviços, enquanto cerca de 25% preferem consultar portais especializados. Para atingir esses 25%, certifique-se de que você e seu negócio estejam incluídos em diretórios e portais especializados.

Certifique-se de que seu cadastro esteja completo e contenha informações atualizadas, como formação, certificações, prêmios, serviços oferecidos, localização da empresa, horário de atendimento e um link para agendar reuniões (se possível).

8. Use Anúncios Pagos por Clique (PPC)

Outra maneira de favorecer que o seu negócio esteja entre as primeiras posições na página de resultados do mecanismo de busca é usar anúncios pagos por clique. A publicidade PPC no Google funciona assim:

  • Escolha palavras-chave relevantes para as quais você deseja que seus anúncios sejam classificados
  • Crie um anúncio usando as palavras-chave
  • Os usuários procuram por suas palavras-chave relacionadas
  • Seu anúncio é exibido na parte superior do Google
  • Quando alguém clica em seu anúncio, você paga um certo valor ao Google

Os anúncios do Facebook funcionam de maneira semelhante. Em vez de usuários que procuram por palavras-chave, o Facebook exibe anúncios para seu público-alvo dentro de seu feed usando informações demográficas e comportamentais que eles compartilharam.

Os anúncios PPC são ótimos para anunciar ofertas especiais. Se você decidir usar anúncios PPC, é melhor ser orientado por uma agência de marketing digital que tenha experiência com as estratégias e o gerenciamento de publicidade online. Há muitas estratégias e análises por trás do PPC e, se você não tiver a experiência ou tempo para se manter atualizado, você acabará desperdiçando dinheiro e não obtendo os melhores resultados.

9. Peça avaliações aos clientes

Pedir avaliações e depoimentos dos clientes é outra grande ideia de marketing de serviços. Hoje em dia, clientes em potencial leem revisões de outros clientes antes mesmo de se darem ao trabalho de entrar em contato com a sua empresa. Um fluxo consistente de avaliações positivas atualizadas é marketing gratuito. Mais de 80% dos consumidores confiam nas avaliações online tanto quanto nas recomendações de amigos e familiares.

10. Otimize seu conteúdo para assistentes digitais

O crescente uso de smartphones e dispositivos inteligentes levou a um aumento nas buscas por voz. De acordo com o Google, cerca de 20% de todas as buscas na internet são buscas por voz. Se você otimizar seu site para buscas por voz, você será capaz de gerar mais tráfego orgânico para seu site.

Uma maneira de fazer isso é ajustar a sua estratégia de SEO para atender às buscas por voz. Por exemplo, em vez de apenas usar a palavra-chave “Dentistas em Londrina”, você pode usar a frase “Quem é o melhor dentista em Londrina?”.

Agora você está pronto para desenvolver sua estratégia de marketing digital

Você tem 10 ideias de marketing digital que pode implementar agora mesmo para atrair mais clientes para o seu negócio. Se você usar só algumas dessas ideias e estratégias, já estará à frente de seus concorrentes. A maioria dessas ideias e estratégias é muito fácil para você mesmo fazer, mas se você não tiver tempo ou experiência, a Acesso Marketing poderá ajudá-lo. Entre em contato com a gente agora mesmo para um diagnóstico gratuito da sua presença online. Sucesso!

Comente

O seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são obrigatórios*